Para ter uma viagem interessante e fora do comum, é necessário pensar em destinos exóticos que entreguem uma experiência diferente do que a maioria procura. Alguns viajantes procuram destinos que oferecem pontos turísticos com uma proposta mais radical, com esportes envolvidos ou experiências de risco, outros procuram espaços paradisíacos que pouco tiveram contato com o ser humano.
Mas, nenhum destes destinos pode oferecer a experiência que o local abandonado certo pode oferecer, eu sei, parece muito contraintuitivo dizer que um local abandonado é um bom destino de viagem. Mas sim, existem lugares abandonados que, conseguiram fundir a sua rica história e a natureza avassaladora de uma forma tão impressionante que precisa ser apreciada, como é o caso de algumas partes de Lisboa Abandonada.
Neste artigo, vamos te mostrar como cinco destes locais abandonados podem, sim, fazer com que os seus visitantes percam o fôlego as observando. Vamos ver quais são os principais e mais bonitos destes locais pelo mundo, para que você possa criar uma nova perspectiva sobre viajar para lugares abandonados, acompanhe.
Top 5 lugares abandonados mais bonitos
Existe uma beleza muito interessante em alguns lugares abandonados, principalmente naqueles que conseguem combinar a sua história com a depreciação do tempo e do avanço da natureza sobre ele. São destinos que trazem uma visão mais contemplativa e podem oferecer uma perspectiva mais ampla aos seus observadores sobre o tempo e sobre a importância das coisas.
Cada um dos lugares que veremos abaixo traz a sua própria história que, combinada com seu visual, entregam uma experiência misteriosamente interessante, vamos ver então quais são estes locais:
Canfranc Station – Espanha
Para começar com o pé direito, temos um belo exemplo do que a arquitetura europeia pode oferecer. O Canfranc Station é uma estação internacional de trens que foi a segunda maior da Europa em 1928, quando foi construída. Por vários anos, foi uma das estações de trem mais movimentadas de toda a Europa, até que um trem descarrilou em um acidente na ponte próximo a estação e esta foi fechada e nunca mais reaberta.
Geamana – Romênia
Este não é um local para se visitar, pois, a cidade de Geomana na Romênia foi transformada em uma grande mina de cobre nos anos 70. Com o tempo, várias substâncias tóxicas utilizadas na mineração de cobre foram sendo descartadas em todo este território, deixando o local quase que inabitável.
Então, todo o vale da cidade foi evacuado para que se transformasse em um grande lixão. Alguns anos depois, todo o vale foi inundado para se tornar um lago artificial, cobrindo a antiga cidade e todo o lixo tóxico que possuí. Agora, o lago em Geomana apresenta um visual único graças ao lixo tóxico.
Hachijo Royal Hotel – Japão
O que uma vez foi um dos maiores hotéis resort do Japão, localizado na ilha de Hachijojima, que poderia ser um belo cassino abandonado se tivesse possuído um, mas se tornou um grande palácio abandonado e engolido pela fauna local. A arquitetura francesa tradicional que foi aplicada na construção do Hachijo contrasta com o ambiente completamente abandonado e traz uma sensação interessante para seus visitantes.
Ta Prohm Temple - Camboja
Construído ainda no século XIII, o templo de Ta Prohm é uma construção ainda muito enigmática no Camboja. Nasceu para ser um templo budista durante o império khmer e era o grande símbolo do resplendor deste império, já que foi idealizado e utilizado pelo próprio imperador durante vários anos.
Mas, assim que o império caiu no século XVII, o templo foi abandonado completamente e, desde então tem se tornado um só com a floresta da região. O lado positivo em tudo isso, é que o templo agora apresenta um visual único, já que foram anos de formação e crescimento das grandes árvores entre as pedras da construção.
Craco – Itália
Este é o local mais antigo de nossa lista, já que muitos arqueólogos apontam que a cidade de Craco na Itália já existia desde 540 D.C. A cidade se manteve de pé por séculos com seus moradores, de geração em geração, até que no século XX, uma evacuação parcial começou a ser feita por conta da agricultura enfraquecida, e nas décadas seguintes alguns deslizamentos e uma inundação foram o estopim para que todos abandonassem a cidade.
No entanto, Craco se tornou um destino único em sua paisagem, se tornando até mesmo destino de cineastas e cenário para grandes filmes de Hollywood como “A paixão de Cristo” de Mel Gibson.
Concluindo
Como bem vimos, existem lugares muito interessantes no mundo inteiro que não perderam a sua essência ao serem abandonados, na verdade, eles renasceram.